.

FASE 0 – ARQ FASE 1 – VIS FASE 2 – ENT FASE 3 – INSP FASE4 – ESC FASE 5 – ORG FASE 6 – AGIR FASE 7 – MONIT
Definir o foco, o Sujeito e o Objeto da Estratégia a ser criada
Antes de iniciar o processo de Criar e Executar Estratégias, convém pensar e definir com clareza o Objeto da Estratégia ( a empresa, uma unidade de negócios, um linha de produtos, um departamento ou apenas Você mesmo), o Sujeito (quem ou quais pessoas devem estar envolvidas) e os Drivers (grandes questões desafiadoras da Estratégia).
Olhar para o futuro emergente visualizando Tendências
Observando Tendências emergentes ou efetivas, de modo analítico ou intuitivo, podemos pensar com criatividade em novas possibilidades empreendedoras e visionárias acerca de como poderá ser o futuro e seus possíveis impactos.
Entender o Passado e o Presente
Uma observação analítica consciente das condições e possibilidades que nossa experiência real e os Dados e Fatos selecionados nos traz, permite ampliar nossa percepção para pensar de modo Coerente, Consistente e Convergente em hipóteses estratégicas a serem consideradas criativamente.
Pensar alternativas e criar novas possibilidades
Pensar estrategicamente é pensar alternativas. Uma imersão criativa e consciente nas hipóteses criadas nas fases de Visualizar e Entender, nas quais observamos condições e possibilidades que emergiram ao pensar no Futuro e no Passado/Presente, podemos inspirar um conjunto coerente de possibilidades (Big Picture) a serem consideradas na criação das Estratégias.
Examinar as condições das Fases anteriores e Escolher as Estratégias
Um olhar atento para as condições e restrições para implementar as Estratégias criadas na Fase 3- Inspirar nos permite selecionar o caminho mais apropriado nas circunstancias e a escolher as Estratégias que efetivamente serão colocadas em prática
Formular Projetos e Planos para fazer a Estratégia acontecer
Para fazer acontecer, precisamos pensar e definir com atenção quais os Projetos e Planos que precisam ser detalhados (se for o caso) para estabelecer de modo consciente Quem, Quando, Onde, Como e Por que as Estratégias serão postas em prática e as Metas a atingir.
Examinar e realinhar comportamentos e atitudes
Examinar atentamente como estamos funcionando e como nossas habilidades, atitudes e comportamentos estão influenciando na execução das Estratégias. E corrigir o rumo se necessário.
Observar as mudanças no Contexto e o andamento das coisas para realinhar ou redecidir
Num mundo de incertezas, volatilidade e turbulências, precisamos estar de prontidão para mudanças. Examinar atentamente o Contexto Estratégico (condições Estruturais, Conjunturais e Circunstanciais) e saber interpretar o que está ocorrendo nos permite ajustar ou repensar as Estratégias em tempo real.

As Fases do Ciclo não significam um rigoroso passo-a-passo. Significam um modo de pensar que na verdade pode começar por um insight
em qualquer uma das fases, desde que se tenha a atenção e o devido cuidado de recomeçar e completar todas as fases coerentemente.